top of page
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

AV CONTA COM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA GARANTIR O DIREITO AO RESSARCIMENTO PARA AS SEGURADORAS

Quem causa o dano, tem que reparar. Tem a responsabilidade civil integral pelo prejuízo financeiro provocado. É direito garantido pelo ordenamento jurídico brasileiro, mas muitas vezes um tema complexo que exige muito conhecimento, dedicação e olhar diferenciado em cada processo. E são com essas premissas que o escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados vem atuando na carteira de ressarcimento.


"É uma carteira diferenciada, a atuação não é na defesa da seguradora. É a seguradora quem busca ser ressarcida daquilo que pagou em favor de seu segurado, é a autora da ação contra o terceiro causador do dano", explica o Dr. Marcelo Camargo, especialista no tema no Agrifoglio Vianna Advogados Associados. A atuação é muito específica e detalhada, pois em geral, cabe à seguradora provar a culpa do terceiro pelo dano, ou seja, prescinde de uma criteriosa análise documental em busca dos elementos que comprovem a culpa. Também é exigida a aplicação de eficiente técnica de negociação, pois o objetivo principal é obter a composição com o terceiro causador do dano sem a necessidade de ajuizar ação judicial. "O terceiro não é um devedor contumaz, na verdade é apenas alguém que infelizmente se envolveu em um acidente de trânsito e muitas vezes nem tem a noção de que a seguradora do outro veículo vai lhe cobrar o gasto que teve. Em razão disso, cabe à quem opera o contato com este terceiro, primeiro, explicar o funcionamento do seguro, e com empatia, se colocar ao lado dele para que juntos encontrem a melhor solução possível para aquela situação, isso traz um resultado muito mais eficiente", explica o advogado.


Ao defender o direito ao ressarcimento para as seguradoras, Dr. Marcelo entende que trata-se da garantia da defesa dos interesses não apenas da seguradora, mas de todo o grupo de segurados assistidos pela companhia autora da ação. "O valor recuperado recompõe o fundo administrado pela seguradora, que garante o auxílio à todos os segurados, é o princípio do mutualismo o pilar do seguro", pondera o advogado, que especializou-se em Direito do Seguro pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde redescobriu a importância da atuação regressiva da seguradora na busca pela reparação integral contra o causador do dano, o que foi fruto da convivência com colegas de curso, muito atuantes neste ramo. "Éramos quatro brasileiros, sendo que dois deles muito atuantes na área de ressarcimentos. Era o principal assunto nas nossas conversas. Ficamos amigos. Fizemos um livro juntos, e uma imersão em forma de especialização na Universidade de Montevideo ano passado. Muito deste novo olhar para esta carteira se deve a este convívio."


A necessidade de atuação detalhada neste tipo de carteira casa perfeitamente com a forma de atuar do escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados para todo e qualquer caso, sendo este o seu grande diferencial há anos no mercado jurídico. Dr. Marcelo ressalta ser facilmente absorvido pela estrutura interna do escritório um grande número de casos de ressarcimento, justamente em razão das ferramentas tecnológicas e de gestão que o escritório sempre disponibilizou, voltado para a excelência no atendimento de seus clientes. O especialista também avalia que o Judiciário tem tido atuação rápida sobre o tema, e que em muitos casos é possível se chegar em um acordo antes mesmo do ingresso da ação judicial.

Comments


bottom of page