top of page

CONTROLADORIA E TRABALHO REMOTO

  • B36 Assessoria
  • 24 de jul.
  • 3 min de leitura

Estamos em um momento em que o trabalho remoto vem se apresentando cada vez mais como uma alternativa ao presencial em muitas profissões. Dentro da advocacia não seria diferente.


Hoje, a controladoria jurídica se destaca como a área dentro dos escritórios que melhor consegue se adaptar a uma forma 100% remota – e até do outro lado do oceano, como é o meu caso. 


Com o suporte de softwares, reuniões online e ferramentas de comunicação completamente digitais, é possível trabalhar em outro fuso horário, adaptando os horários de reuniões e pensando em caminhos que fiquem bons para que fique bom para todos.


Em certos aspectos, é até melhor estar 5 horas na frente. Quando todos começam a trabalhar no horário do Brasil, eu já lancei todos os prazos e controles do dia, facilitando também a organização da equipe jurídica que ao chegar para trabalhar já pode ter uma noção de como será o dia pela frente. É como se o nosso escritório trabalhasse 5 horas a mais por dia. 


Essa vivência internacional, aliás, vai além da logística e impacta diretamente na forma de enxergar a profissão.


Para qualquer atuação, poder viver em outro país é um privilégio incrível. Oxigena a forma de ver o mundo e muda completamente a rotina para tudo. 


Como o trabalho na controladoria envolve uma melhoria e reanálise constantes, estar vivendo em outro lugar também traz para essa atuação um novo olhar.


Em outro aspecto, também é possível valorizar a evolução digital do Brasil frente à Espanha, país onde estou. 


Muitas vezes somos levados a acreditar que tudo vindo da Europa é melhor se comparado ao nosso país, mas isso não é uma realidade quando analisamos o uso prático da tecnologia no sistema judiciário.


Atualmente, o Brasil é referência global no processo judicial eletrônico, e as startups de legaltechs estão crescendo exponencialmente, assim como iniciativas de jurimetria, automações, etc. Na Espanha, o setor jurídico ainda é conservador em adotar inovações tecnológicas no Judiciário, sua evolução ocorre de forma mais lenta e fragmentada, porém esse cenário tende a mudar nos próximos anos, com investimentos da União Europeia em uniformizar e integrar melhor seus sistemas regionais.


Nesse contexto, fica ainda mais evidente a importância da controladoria dentro da estrutura dos escritórios de advocacia. 


Uma área ainda pouco conhecida do direito, mas que hoje é uma necessidade para os escritórios de médio a grande porte, a controladoria jurídica figura como um elo entre a gestão e a equipe técnico-jurídica, promovendo eficiência, segurança e padronização dos procedimentos internos.


É como se fosse o coração dentro do sistema de trabalho do escritório, mantém o fluxo constante de informações, prazos, processos e rotinas, garantindo que todas as partes do escritório — advogados, gestão, atendimento e clientes — funcionem em sincronia e mantenham sempre o mesmo ritmo. 


Posso afirmar, ainda, que além de ser uma função dentro do escritório, a controladoria deveria ser considerada também pelos clientes como um diferencial de contratação. 

Um escritório com uma controladoria bem estruturada, procedimentos e fluxos de trabalho definidos, e capacidade de analisar resultados e estabelecer melhorias de desempenho, leva para o cliente a segurança de prazos cumpridos em dia e processos analisados de forma estratégica e organizada pelos operadores jurídicos. 


É a garantia de ter uma monitoria constante, olhando para o todo, indo além e complementando o excelente trabalho desempenhado pelo time jurídico.

Para que tudo isso funcione bem na prática, especialmente em modelos híbridos ou remotos, um ponto precisa estar muito claro: a base de tudo ainda é a comunicação. 


Para mim, a ferramenta mais eficiente dentro de um trabalho em equipe, principalmente em modelos remotos, é sem dúvida a comunicação. 


Em um cenário em que muito se fala do uso de software e ferramentas de automação e IA, a comunicação eficaz e objetiva entre a equipe, seja ela por meio de fluxos de trabalho ou no dia a dia, é o que faz toda a engrenagem do escritório girar.


Os fluxos de trabalho só funcionam se forem pensados na forma como os operadores funcionam, como melhor podem executar suas funções e atender as demandas do dia a dia.


Da mesma forma, as ferramentas de IA, como o Chat GPT, só funcionam se a pessoa por trás da máquina souber fazer as perguntas certas, e questionar até chegar a uma resposta que esteja de acordo com o pretendido. Até com a IA a comunicação se faz necessária.


Se tem algo que tenho aprendido nessa experiência é que a controladoria vai muito além de ser uma função técnica. É sobre cultura, adaptação, visão de conjunto e, principalmente, sobre manter tudo rodando bem, mesmo que à distância — seja de uma sala, uma cidade ou um oceano inteiro.

 
 
 

Comentários


PORTO ALEGRE/RS

Rua Padre Chagas, 66 | sala 208 | CEP 90570-080
F: (51) 3346-6888 | (51) 3346-2988 | (51) 99869-1659

powered by

logotipoconectadosbranco.png
LOGO AGRIFOGLIO VIANNA-01.png
  • Facebook Agrifoglio Vianna
  • LinkedIn Agrifoglio Vianna
  • Instagram Agrifoglio Vianna
  • Canal no Youtube Agrifoglio Vianna
bottom of page