top of page
  • Foto do escritorLaura Agrifoglio Vianna

LAURA AGRIFOGLIO VIANNA: UM EXEMPLO MATERNO E PROFISSIONAL PARA JOSÉ PEDRO E MIGUEL


Amor, respeito e admiração são os sentimentos principais que estão presentes diariamente na relação profissional da advogada Laura Agrifoglio Vianna com os filhos José Pedro Vianna Zereu e Miguel Vianna Zereu. Essa história é mais um capítulo da homenagem ao Dia das Mães que o Seguro Gaúcho está fazendo ao apresentar o perfil de mulheres que atuam no mercado segurador, são mães e têm o privilégio de contar com a participação dos filhos no ambiente de trabalho.


Quando o assunto é direito securitário Laura é uma das advogadas de destaque no Rio Grande do Sul. Com 36 anos de atuação na área, ela é sócia diretora e fundadora do escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados, que possui tradição e pleno reconhecimento na área cível, com ênfase em direito securitário.


Embora Laura sempre tenha dado liberdade aos filhos para escolherem o próprio caminho profissional, seu escritório esteve constantemente presente na vida da família, pois a advogada costumava compartilhar suas conquistas e desafios com José Pedro e Miguel.

Graduado em Administração, José Pedro é o gestor administrativo do escritório, atuando no gerenciamento de projetos, inovação e pessoas. “Participo de todas as reuniões de diretoria, estou envolvido com o marketing, dou suporte ao setor financeiro, analiso os números mensais e faço sugestões de investimentos e economias. Atuo ainda na gestão dos projetos da controladoria, do setor de acordos e auxilio nas estratégias de captação de clientes”, explica o filho mais velho.


José Pedro começou a trabalhar no Agrifoglio Vianna quando tinha apenas 17 anos, mas trilhou outros caminhos profissionais, chegado até mesmo a morar na Alemanha.

Apaixonado por psicologia, terapias integrais e autoconhecimento, ele também possui formação em biopsicologia, yoga e meditação. Para aprofundar o conhecimento nessa área viajou para a Índia e, ao retornar, iniciou ao lado da esposa Camila um projeto que originou A Escola das Emoções.


Atualmente José Pedro consegue conciliar o trabalho no Agrifoglio Vianna com seus estudos paralelos, treinamentos e atividades da Escola das Emoções: “tenho muita gratidão a essa empresa por tudo que ela já me proporcionou”. Em relação à sua mãe, o filho mais velho afirma que os valores de Laura são compatíveis com os seus. “Ela tem visão humana, sensibilidade com os colaboradores, justiça e bondade, entre outros atributos”, exemplifica José Pedro.

Já o filho Miguel é graduado em Direito e trabalha na filial de Florianópolis (SC). Ele está à frente da Controladoria Jurídica e do setor de recuperação de créditos, atuando também em processos especiais, além de integrar a diretoria do escritório.


Desde cedo, o filho mais novo de Laura respirava os ares do escritório e ouvia muitas conversas entre sua mãe e seu avô, que também era advogado. “Eles falavam a respeito das mais diversas situações da profissão e isso favoreceu minha precoce compreensão dos termos jurídicos e da esfera securitária. As situações críticas que demandavam soluções imediatas me deixavam de olhos arregalados e também me cativavam”, recorda Miguel. Antes de tornar-se advogado, ele estudou Economia por alguns semestres e ainda dedicou-se ao surf, chegando a residir em San Diego, na Califórnia.


O gosto pela área de humanas, o incentivo constante da mãe e todo o suporte do escritório contribuíram de forma decisiva para que Miguel estudasse Direito e, depois, advogasse na Agrifoglio Vianna. “Toda a minha formação profissional e humana é permeada pelo exemplo dessa mulher incrível que é minha mãe. Sua ética e honestidade validam todas as nossas ações como profissionais e possibilitam noites tranquilas de sono, independentemente do resultado obtido”, salienta o filho mais novo.


Nos aspectos que envolvem o trabalho referente ao escritório, José Pedro ressalta a característica conciliadora da mãe: “mesmo quando temos diferentes pontos de vista, ela faz questão de ponderar e rever as outras avaliações antes de decidir”. Já Miguel, prefere relembrar a enorme satisfação pessoal que Laura tem quando resolve problemas e casos difíceis de serem equacionados: “é gratificante ver o sentimento de gratidão, admiração e respeito externados pelos clientes atendidos e até pelos colaboradores da empresa”.


Por fim, Laura enaltece o apoio profissional que sempre teve de seus filhos: “sem dúvida é extremamente valioso ter ao lado as pessoas que mais amamos e que nos dão suporte e auxílio em todas as situações, inclusive aquelas difíceis e complexas que atravessamos ao longo de anos de trabalho”.

bottom of page